Conversas de café

Estava com um grupo de amigos precisamente num café quando um deles decide ir comprar um maço de cigarros. Nesta terra perdida no meio do Alentejo já começaram a aparecer maços com as imagens de efeitos causados pelo tabaco, como pessoas amputadas, em camas de hospital, cegas, mas também com as frases de alerta já habituais.

O objetivo da comissão europeia é reduzir o número de fumadores, desencorajar os jovens a fumar e garantir que todos os que o fazem estão cientes dos efeitos negativos que o tabaco tem. A questão que se colocou e coloca é: será que vai reduzir mesmo o número de fumadores como é esperado e verificado noutros países da União Europeia?

Pelo que tenho visto a resposta é não, não resulta. Primeiro, porque colocam imagens ditas chocantes mas o preço de alguns maços diminui, o que leva ao aumento da compra. Segundo, há imensas pessoas que começaram a utilizar porta cigarros e assim só têm contacto com essas imagens no momento em que compram o dito do maço. Há demasiadas alternativas.

2 comentários:

  1. Eu acho que não resulta da mesma forma que o "FUMAR MATA" não resulta. As pessoas conhecem os perigos, sabem-no melhor do que ninguém, mas é um comportamento vicioso.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente sabe dos malefícios e continuam a fazê-lo, imagens ou não acho que não resulta!

    ResponderEliminar