Cinema | Before the Flood


Before the Flood deixou-me de consciência pesada, e tenho a certeza que não fui a única. Existiam grandes expetativas em torno deste documentário da National Geographic e não desiludiu, de todo. Foi inteligente, porque para além do suporte científico característicos, consegue cativar envolvendo-nos pessoalmente na temática. Não é apenas sobre a enfermidade que toma conta do nosso planeta, da nossa casa, é sobre todos nós. Obriga-nos a pensar e a olhar para um tema que, infelizmente, não está tão presente no nosso quotidiano como deveria.

Quantos documentários sobre as alterações climáticas conhecem? Inúmeros, certamente. Na minha opinião, este, ao contrário dos outros, chega até às pessoas, toca-lhes, porque apresenta factos e soluções que cada um de nós pode aplicar no dia-a-dia, como a questão da carne, a forma como utilizamos a energia e onde vamos buscá-la. É esta a abismal diferença que vejo entre este e outros documentários.

A inteligência de que falo assenta também na comparação da evolução do nosso planeta com "O Jardim das Delícias Terrenas" de Hieronymus Bosch. Permite-nos ter uma visualização do passado, do presente e do infeliz futuro caso não adotemos, todos nós, as soluções necessárias para salvar a única casa que conhecemos.

Como Mensageiro da Paz da ONU, Leonardo DiCaprio viajou durante dois anos por todo o mundo para perceber o impacto das alterações provocadas pelo Homem. Cheias em Miami provocadas pela subida do nível da água do mar, degelo nos calotes polares, incêndios propositados nas florestas tropicais para alimentar as grandes ganâncias económicas. Falou com e para líderes mundiais, onde alguns destes ainda rejeitam qualquer demonstração de que o aquecimento global existe. É assustador... É assustador pensar que temos pessoas a lucrar com toda esta destruição, que rejeitam o lado ambiental em prol do lado económico.

Before the Flood é um documentário brilhante. Deveria-nos deixar a todos assim, de consciência pesada pois todos nós temos a nossa pegada ecológica.
Muitos, muitos parabéns!

2 comentários:

  1. Artigo escrito de uma forma muito boa, gostei bastante. Quanto ao documentário em si, estou super curiosa porque sem dúvida o DiCaprio, por ser uma estrela de cinema mundialmente adorada, é uma excelente pessoa para começar a abrir os olhos da população.

    My Own Anatomy ♡

    ResponderEliminar
  2. Olá Jéssica,

    Ainda não tive oportunidade de ver o documentário, mas quero fazê-lo assim que possível! Muito bom o teu feedback ;)

    Beijinho e bom Domingo,
    Carla
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar