Cinema | Três Cartazes à Beira da Estrada


Esta semana vi o filme que tanta gente fala e que está nomeado para a categoria de Melhor Filme dos  The Oscars 2018, "Três Cartazes à Beira da Estrada".

Mildred Hayes, personagem interpretada por Frances McDormand, tem dois filhos adolescentes: Robbie e Angela. Ou tinha, porque a sua filha Angela morreu à sete meses, vitima de violação. Passado todo esse tempo ninguém sabe de nada, nem mesmo a polícia de Ebbing, no estado norte-americano do Missouri, a quem o caso está entregue. Inconformada com inércia da polícia, a falta de novidades e o desespero, levam Mildred a alugar três cartazes publicitários à entrada da cidade onde vive, numa estrada onde pouca gente passa, onde se podia ler: "Raped while dying", "and still no arrests?", "how come, chief Willoughby?".

Mildred é um furacão. Uma mulher capaz de levar ao limite quem quer que seja, capaz das coisas mais extremas independentemente da pessoa que tem que enfrentar e, com atitudes que levarão à cidade violência atrás de violência, para que a justiça seja feita, seja de que maneira for.

O filme é, nas palavras dos entendidos, uma comédia negra, que passa ao lado da comédia politicamente correta, digamos. Bastante direto na abordagem ao tema, sem perseguições a um vilão, nem reviravoltas inesperadas e, parece-me focado na construção de três personagens centrais: Mildred, a mãe de Angela; o Xerife Willoughby, uma personagem que oscila entre o caso que tem por resolver e o cancro do pâncreas; e Dixon, um polícia próximo do Xerife, desligado de emoções e sentimentos de quem o rodeia, exceto a sua mãe com quem ainda vive.

Acima de tudo, acho que "Três Cartazes à Beira da Estrada" é uma crítica à América rural, aquela que normalmente não aparece nos filmes, a América das pequenas cidades, onde todos se conhecem, dos Xerifes com ar duro mas que acabam por ser os polícias mais acessíveis e simpáticos, até aos polícias racistas.

1 comentário:

  1. Estou super curiosa, uma vez que ganhou o globo de ouro!!

    Novos posts: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar