Cinema | Darkest Hour



"A Hora Mais Negra" conta-nos a história de Winston Churchill, personagem interpretada por Gary Oldman, que acaba de ser nomeado de forma urgente e contra a vontade de muitos colegas do próprio partido, Primeiro-Ministro do Reino Unido numa fase negra da Segunda Guerra Mundial. Recuamos então ao ano de 1940, com a Alemanha sob o comando de Hitler a ganhar território aos países aliados. Poucos dias após a repentina eleição, e uma vez que toda a responsabilidade da defesa do país recai sobre si, depara-se com uma das maiores decisões que teve que tomar na sua vida: declarar guerra aos Nazis não só em nome do Reino Unido como também pela liberdade e independência dos países europeus, com pequeníssimas hipóteses de sair vencedor, ou aceitar negociar um tratado de paz com a Alemanha, tornando o Reino Unido num país submisso.

Pessoalmente, adoro filmes como este que não nos permitem esquecer atrocidades como as que foram vividas durante a Segunda Grande Guerra, que para nós que já nascemos muitos anos depois desta época têm poder pedagógico, para não nos esquecermos que a junção do poder e de loucos extremistas não dá bom resultado. No entanto, e falando particularmente deste filme, para mim e contrariando o que muitos críticos dizem, acabou por não ser uma simples biografia de Churchill, mas sim uma biografia de um dos maiores políticos do século passado, com todas as suas excentricidades, carregada de drama e humor. E se a estes fatores se junta a brilhante performance de Gary Oldman então é um bom filme.

Também nomeado para o Oscar de Melhor Filme está "Dunkirk", um filme que acaba por se tornar difícil de separar de "Darkest Hour", tendo em conta que ambos os argumentos vão terminar no mesmo sítio: a crise de Dunkirk, com o salvamento de centenas de milhares de militares britânicos. Quanto a este, falo-vos depois.

3 comentários:

  1. Nunca vi. Mas fiquei muito curiosa.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar, mas nunca vi!! Acho que quando puder vou fazê-lo...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-segundo-dia-em-roma-ootd-66.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Para mim, que já vi 5 dos 9 filmes nomeados a Melhor Filme dos Óscares, este foi o que mais gostei... por enquanto.

    ResponderEliminar