Cinema | The Post


The post é sobre liberdade de imprensa e tem o objetivo de revelar o que está por detrás das publicações que foram feitas sobre os segredos guardados pelo Pentágono, envolvendo o Secretário de Estado da época, bem como o Presidente Lyndon Johnson. O filme também pretende retratar cada personagem principal como um pilar: o Estado, os mídia e a família.

Katharine Graham, interpretada por Meryl Streep, representa o pilar da família. É editora do The Washington Post durante um dos períodos mais marcantes da história do jornal, quando este deixou de ser um negócio familiar e um jornal regional e passou a ser um dos gigantes da imprensa norte-americana. Ben Bradlee, interpretado por Tom Hanks, é o pilar dos mídia e editor do jornal. Por outro lado, Robert McNamara, interpretado por Bruce Greenwood, o Secretário de Defesa, representa o Estado norte-americano.

The Post também se foca no próprio The Washington Post, quando em 1971, no meio de uma crise e à procura de investidores no mercado financeiro, Graham e Bradlee têm que tomar a importante decisão de publicar os Pentagon Papers, os documentos secretos do Pentágono sobre a Guerra do Vietnam, que contradizem os argumentos utilizados pelo governo norte-americano para justificar a importância de manter as tropas na guerra. Ou seja, o Secretário da Defesa diz à população que os Estados Unidos estão num bom caminho para a vitória, quando na verdade, um estudo revelava que o país não fazia qualquer tipo de avanço e que o mais correto seria retirar-se do conflito.

A publicação desses documentos foi considerada uma ameaça à Defesa dos Estados Unidos, pelo que culminou num processo jurídico contra os jornais que publicaram partes do estudo, como foi o caso do The Washington Post e do New York Times, o que foi visto como um ato de censura por parte do governo norte-americano.

Na minha opinião, este foi um filme muito... necessário (por falta de palavras melhores) com uma mensagem clara sobre a importância da imprensa. Numa altura em que temos um Trump e as suas fake news, mentiras e aldrabices, é importante realçar que manter a população realmente bem informada é fundamental. Talvez seja um dos meus favoritos até agora.


2 comentários:

  1. Quero imenso ver este filme, os atores são incríveis!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/03/maybelline-mascaras-haul-colossal-big.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Já está na minha lista a algum tempo, mas ainda não o vi.Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar