Lisboa | Museu do Dinheiro

Depois do Museu dos Coches e do Picadeiro Real, visitei o Museu que foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia como Museu Português do Ano 2017 - o do Dinheiro. Uma autêntica e interessante viagem pela história do dinheiro, desde o seu aparecimento até como o conhecemos nos dias de hoje e, que promove o conhecimento e aprendizagens por parte de quem visita, uma vez que aposta na tecnologia multimédia, tanto como auxílio no enquadramento histórico como também há vários pontos para testar os nossos conhecimentos.

Na entrada, pela porta de um cofre, é permitido tocar numa barra de ouro. Com isto entramos numa primeira divisão que é dada ao percurso - o Tocar - normalmente acompanhadas por explicações sobre o que estamos a ver, neste caso, explica o que é o dinheiro, tanto nos anos passados e tal como o conhecemos hoje.


Ao longo do percurso é possível também ver como, após o seu aparecimento, várias civilizações foram desenvolvendo paralelamente os seus sistemas monetários, sendo que os elementos socioculturais são a causa da diversidade do dinheiro. Por exemplo, as imagens que estão representadas nas moedas e notas são uma referência a acontecimentos políticos, económicos, sociais e até mesmo culturais de cada civilização, podendo até esconderem mensagens políticas e religiosas, tradições... E assim mostrar a todos nós, ao Mundo, toda a nossa diversidade cultural. Eu, pessoalmente, achei isto tão interessante! Por norma, vimos o dinheiro apenas como material de troca, e não como parte da identidade de uma país, da sua história.


No final do percurso, e que nada tem a ver com dinheiro, temos acesso a parte de uma muralha  defensiva mandada construir por D. Dinis, que foi ali descoberta durante as obras no local.

3 comentários:

  1. Pensei logo na série "La Casa de Papel" ahahaha

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei mas parece super interessante!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/05/mothers-day-gift-guide.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar